Benito no teatro

Benito, o Primeiro Primo, filho de Osmar e Celcídia, neto de Osório e Isaura, tem muitas histórias pra contar, estão aí os dois martelos pra confirmar. Sua longa carreira profissional, ainda que não tenha se encerrado, fez com que rodasse o Brasil, construindo reputação laboral invejável e uma bela família.
Fim de semana, ninguém é de ferro. Pontualmente às onze horas de relógio, como se diz na Bahia, abrem-se os trabalhos numa roda de amigos, na varanda de sua casa. Uma cervejinha, um bom churrasco, seu Antonio sempre atento a garantir o suprimento que vai alimentar uma boa conversa.
As revelações não tardam, ao relembrar na saudosa Caetité a sua meteórica participação na cena teatral da outrora metrópole baiana.
A peça denominada "O Designado", era da lavra de Marcelino José das Neves, teatrólogo, contemporâneo do poeta Plinio de Lima, também caetiteense. A montagem foi conduzida por Seu João Cerqueira, que desempenhava a função de Diretor. O enredo revelava as angústias de um sertanejo convocado pelas forças imperiais para enfrentar o temido exército paraguaio, para além das terras brasileiras.
Preocupado com o desempenho do elenco, Seu João recomenda a todos os atores que tomassem um gole antes de entrar no tablado, "um cinzanin" - referindo à bebida alcoólica. O objetivo não era outro senão relaxar, tirar o nervosismo.
Benito, filho de Osmar, era uma pilha de nervos e achou que deveria tomar uns goles que fossem proporcionais à tremedeira que lhe incomodava as pernas. Seu papel de soldado, resumia a entrar no palco e bater continência para o tenente, no caso "O Designado", cujo papel coube a Thales Fausto.
Chegado o ensaio geral, vestidos todos a caráter, com o fardamento completo, Benito entra em cena e ao bater continência acerta o quepe do tenente, que voa longe. O Diretor, que a tudo acompanhava nos bastidores, mais que rapidamente, o segura pelo fundo das calças e o arrasta, encerrando a sua participação.
Lamentavelmente, ali foi encerrada a carreira de um ator precoce, que poderia ter tido muito sucesso, não apenas nos palcos, quiçá nas telas de cinema.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque