Prima Zilda

Em novembro de 1899, Juvenciano estava em Minas Gerais e precisou comparecer ao Cartório do Distrito de São João do Paraíso, Comarca de Rio Pardo, para dar poderes de procurador a João Pedro de Lima. Assim, o amigo poderia representar, não só a ele, Juvenciano, bem como seus filhos, no inventário do Capitão Wenceslau Riserio de Araújo, que seria iniciado em Minas do Rio de Contas.
Juvenciano Alves dos Santos era herdeiro de Wenceslau, pois fora casado com sua filha Augusta Rosa de Moura, já falecida à época. Naquele momento, Jayme, o filho mais velho, contava apenas com 17 anos, mas no final do inventário, era ele quem representava o pai e os seus irmãos (Rachel, 15 anos; Fidelcino, 14; José, 9; e Eujácio, 7).
A amizade de Juvenciano e João Pedro possibilitou que, mais tarde, os seus filhos, Fidelcino e Cecília, se casassem. Filha de Dona Virgínia dos Santos, Cecília de Lima Santos teria onze filhos com Fidelcino. Ciça, era irmã de Isaura, que por sua vez se casou com Osório, que era primo de Fidelcino, pois suas mães, Camila e Augusta eram irmãs.
Osório e Fidelcino foram criados juntos na casa dos avós Wenceslau e Constança Rosa de Moura, porque as mães dos dois faleceram cedo. Osório era, no entanto, bem mais novo, contava sete anos a diferença de idade entre eles.
Aos 92 anos, Zilda, filha de Fidelcino e Cecília, acompanhou com interesse o XIX Encontro dos Vasconcelos, a festa que reúne periodicamente os descendentes de Isaura e Osório. Assim, vão se renovando a amizade e os laços fraternais. Que viva muitos anos a prima Zilda.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque