Velho "sasquento"

A Lagoa Comprida ficava perto da Lagoa do Leite. Lá morava Raimundão. A mulher dele, Constância, adoeceu e ficou bem mal. Já se aproximando a hora, achando que ia morrer, falou que chamassem a família, e para os filhos fez muitas recomendações.
À noitinha pediu pra falar com o marido. Ele se aproximou e ela disse: “Ô Raimundo, eu sei que vou morrer e tem os nossos filhos que você vai precisar cuidar”.
E continuou, "eu sei que você não vai ficar solteiro, você vai casar, mas digo que você vai casar com Maria Viúva que é amiga minha, toda vez que eu vou a Ubiraçaba eu fico é na casa dela, eu sei que ela vai cuidar dos meninos direitinho, você me promete? É o último pedido que faço!”. Diante daquele apelo, ele respondeu: “Prometo, pode morrer tranquila”.
Daí a umas duas ou três horas a velha morreu.
Raimundão mandou buscar cachaça nas "vendas" por perto, acendeu uma fogueira e quando foi lá pra meia-noite ele sambava na beira do fogo e falou assim:
“Que nada! A finada Constância me fez um pedido pra eu casar com Maria Viúva, mas vou nada! Eu estou um velho sasquento, vou procurar é moça nova pra casar”.
Não demorou oito dias, ele já desceu procurando pr'aqui e pr'acolá. Foi abaixo da Lagoa do Leite, lá pro lado do povoado de Cruz, que ele arranjou uma moça e casou.
Agora, vai lá saber o que é sasquento. É como paluchia.
Assim é que Seu Nilton ia reunindo as palavras do dicionário sertanejo, do seu sertão velho do Brumado, antigo Bom Jesus dos Meiras.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque